sexta-feira, 29 de julho de 2011

Curiosidades Automotivas


Fusca completará 75 anos da data em que sua produção foi autorizada » Volkswagen Fusca – 2003 – Ultima Edicion

  • A palavra automóvel surgiu na França em 1875 e vem do grego autos, que significa por si só e do latim mobilis, que quer dizer móvel.
  • O Fusca, o Volkswagen (carro do povo, em alemão) é o modelo de carro mais popular de todos os tempos. Foi projetado por Ferdinand Porsche e imediatamente aprovado por Adolf Hitler, que utilizou variações do modelo para fins militares, inclusive durante a II Guerra Mundial. Sua fabricação no Brasil começou em 1959 e parou em 1986. A pedido do então presidente Itamar Franco, o Fusca voltou a ser produzido em 1994. Além de sair da fábrica com um preço muito semelhante ao Gol 1000 ou qualquer outro popular da época, sua montagem era bem mais complicada, uma vez que tinha praticamente o dobro de peças comparado a um carro moderno. Parou novamente de ser fabricado em 1996. O Fusca é chamado em inglês de beetle ou besouro, tanto que a nova geração é conhecida como New Beetle. Em Portugal, o Beetle foi apelidado de "Carocha". A produção do Beetle continuava no México e só durou até 2003 por causa das novas leis de emissão.

  • Com o aumento da velocidade dos carros fabricados a partir da década de 50 ao número de acidentes aumentou muito em relação a períodos anteriores. Em 1958 foi fabricado o primeiro automóvel estadunidense com cintos de segurança: o Chevrolet Corvette. No Brasil este item importantíssimo foi considerado obrigatório a partir de 1969.

  • Os primeiros fabricantes a colocarem air bags em seus carros foram a General Motors e a BMW, a partir de 1974. Mas desde os anos 50 já existiam carros com air bags colocados sob encomenda fora das linhas de montagem.
  • O primeiro carro nacional a ser vendido com injeção eletrônica no Brasil foi o Volkswagen Gol GTI, fabricado a partir de 1989. No entanto o primeiro carro com este recurso a ser fabricado no Brasil foi o Volkswagen Fox (Volkswagen Voyage para exportação) em 1988. Hoje todos os modelos brasileiros saem de fábrica com esta característica.
  • O sedan Pronto Spyder, mostrado no Salão do Automóvel de Detroit em 1997, nunca enfrentará problemas com a ferrugem pois sua carroceria é feita de polietileno, o mesmo material usado em garrafas de refrigerante.
Na década de 40, como a produção nacional era pequena e havia poucos modelos de luxo, o governo permitia que, em cada viagem a Nova York, um cidadão trouxesse na bagagem um Cadillac totalmente isento de impostos? Tanto que o Brasil ficou conhecido por anos a fio como o "País dos Cadillac".

A Peugeot tem por tradição chamar seus carros por números de três dígitos? O primeiro número refere-se ao tamanho, o do meio é sempre zero(a marca patenteou todos os números de três dígitos com zero no meio pois era o único meio de camuflar o furo por onde se colocava a manivela) e o terceiro identifica o modelo.

Ferdinand Porsche não pôde colocar o nome de 901 em um dos seus modelos por causa da patente da Peugeot? Por isso o mito se chama Carrera 911.

O primeiro carro que rodou no BRASIL, em 1893, era a vapor e pertencia a Henrique Santos Dumont, irmão de Santos Dumont

O primeiro carro construído no país foi feito em 1905, por Cláudio Bonadei. O curioso é que ele montou o carro e não mediu a porta da garagem. Resultado: teve que derrubar as paredes para sair.